quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Aprender a aprender sempre será um desafio neste novo milênio?


"Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas sim aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender". (Alvin Toffler)

O problema é que na realidade não aprendemos. Nos tornamos máquinas para processar um conteúdo e despeja-lo de forma relativamente processada na outra ponta. Infelizmente, no caminho do processamento, pouco ou nada agregamos de pensamento crítico ao conteúdo sendo processado, alem de decora-la. Hermann Ebbinghaus, o fundador da pesquisa cientifica sobre memória, no século XIX, usou silabas ininteligíveis em seus testes de memória para assegurar de que o ato puro da recordação não fosse maculado pelo significado. Descobriu que as pessoas esquecem cerca de 80% do que aprendem em 24 horas. Após esse tempo, a perda é menos rápida. A acelerada perda de informação pelo subconsciente tornou-se conhecida como “a curva do esquecimento”. Pesquisas mostram que, após uma semana, nos esquecemos de perto 75% e, após um mês, de 98%. Para melhorar este índice durante a leitura ou estudo anote as palavras desconhecidas e pesquise seu significado, o ideal é documentar o que foi lido, para que não se perca.
Um dos desafios mais importantes impostos às organizações da sociedade do conhecimento é o desenvolvimento de práticas sistemáticas para administrar a autotransformação, abandonando o obsoleto e aprendendo a criar o novo. Compilando todas as informações que você recebeu agora, deve ter chegado à conclusão que não resta outra alternativa a não ser aprender reaprender.Esse será o desafio constante que cada um de nós irá enfrentar daqui pra frente. Não podemos deixar passar um dia sequer sem reaprendizado. Desaprender a ser tão coerente, pois a vida é incoerente por natureza e a gente precisa saber lidar com o inusitado. Esqueçam a coerência, virtude tão exigida pela sociedade. Prefiram a inteligência de saber se posicionar diante de novas situações, novos ambientes e novos relacionamentos. Nos próximos anos só terão êxito, e poderão alcançar o sucesso, seja em que atividade for, aqueles que hoje estão cuidando de rever suas práticas e seus paradigmas. As práticas, as posturas e os comportamentos jurássicos atuais estão se tornando obsoletos. Na incrível velocidade do pensamento. Recicle seu conhecimento. Aprenda, desaprenda e reaprenda. Somos transformados a partir dos encontros, desde que estejamos abertos e livres para sermos impactados pela idéia e sentimento do outro.

7 comentários:

  1. Eu concordo com o texto...estamos aqui para vivermos um constante aprendizado em nossas vidas...

    ResponderExcluir
  2. Oieee Rafa...

    Muito interessante o texto que você postou,
    o aprendizado é o bem de mais precioso que temos. Muitos não aproveitam com as oportunidades de adquirir conhecimento em tudo que vivemos, capturam a informação mas não processam em conhecimento!

    Beijo Rafa até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafaela td bem?

    Muito legal seu blog.
    O aprendizado é realmente uma grande ferramenta que Deus nos deu, devemos aproveita-la da melhor maneira possivel.
    Parabéns pelo blog!
    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Rafaaa.!
    Aprender a aprender são poucos que praticam... Todos temos que tomar conhecimento e gerar informações uteis para que assim chegarmos ao APRENDER.!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. adorei rafa como vc montou ficou muito legal e bem diferente

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa,
    Show de bola o seu blog!
    Saiba que nunca deixará de haver algo a aprender....teremos sempre o que e com quem aprender coisas novas!!!
    A vida é um aprendizado contínuo!!!
    Bjos Viví....

    ResponderExcluir
  7. Rafa! Parabens...
    Gostei du seu blog!!
    bjoo..

    ResponderExcluir